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terça-feira, 18 de março de 2008

Comportamento em sociedade I

A sociedade é um dos fatores – dentro de um grupo seleto que é formado ainda pela natureza e o intelecto – que mais dinamiza e desenvolve – para o bem ou para mal – o comportamento humano. As ações da mídia, do modismo e da globalização sempre impõem regras relacionadas à necessidade, beleza, comodismo e riqueza – como dominadores do mundo –, pregando que ao não seguí-las haverá a “exclusão” dos aparatos do mundo atual. Essa mundialização é caracterizada pelo capital como base de sustentação nutrida pelos fortes câmbios de interesses, tanto políticos como econômicos. Individualmente, o conhecimento – científico ou de senso comum –, a capacidade de se relacionar bem, a consolidação de Networkings aproveitáveis e algumas vezes, a crítica são requeridos aos que aspiram a inserção nesse mundo-mercado.

Em meio de todos esses elementos, a consciência humana tende a absorver tudo e aplicar ao cotidiano, sem seleções, envolvendo-os mecanicamente em todas nossas ânsias e perspectivas. O comportamento muda e o que se indaga é sobre as conseqüências que as leis e regrários impostos trazem à vida, seja ela social, ambiental ou intelectual.

A sociedade é dividida em instituições. Em cada uma delas observa-se comportamentos diferentes e, logo, ações e objetivos diferentes. Contudo, as instituições sociais são dependentes e sistematizadas. Dentre essas, disparadas, destacam-se a família, a escola, o trabalho, a religião, a comunidade e o estado. Em todas as instituições citadas existem objetivos, acessórios, relações e ideologias individuais, mesmo que a teoria social utopicamente nos indique que um ser em equilíbrio tem que manter todos esses itens citados em constância ou, talvez, pouquíssima variação, de valores, independente do meio no qual esteja envolvido. Mudando o sentido de se “ter harmonia” nas relações sociais, o conceito moderno de ser equilibrado socialmente é não ter equilíbrio em sociedade. Confuso, todavia até na maneira de colocar em práticas as teorias, os “dominadores do mundo” têm influências fortes.

Quando há o envolvimento em família, normalmente, é lugar onde mais se aprende, desenvolve-se e cria-se valores a serem considerados por toda a vida, nessa e nas outras instituições. Amor, disciplina, compreensão, diálogo, respeito, educação e acompanhamento são pontos essenciais para que o ambiente familiar favoreça na formação saudável da mente humana. Certo, tudo citado ainda está dentro das diretrizes normais, mas onde ficou o espaço para fazer o que não é permitido em família?

Continua na semana que vem ...

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